quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A História de Cerro Corá





Os índios Canindés e Janduís, os primeiros habitantes da localidade, começaram uma sublevação no final do século XVII, e uma expedição dirigiu-se à região com o objetivo de reprimir o levante. Mas os grupos de povoamento só chegaram à localidade com a fixação de colonizadores, apenas no século seguinte, dedicados à agricultura e à pecuária.

A primeira proprietária de terras na localidade foi Adriana de Holanda Vasconcelos, que no ano de 1764 recebeu duas Datas de Terras. Dona Adriana doou parte da serra que ficava em suas terras a Nossa Senhora Santana, surgindo o nome Serra de Santana.

Nos Anos de 1886, o Major Lula Gomes, paraibano de Picuí, proprietário da localidade chamada de Barro Vermelho, fundou o povoado de Caraúbas, nome dado em referência à existência de carnaubeiras nas redondezas. Com o incentivo inicial de Lula Gomes, o povoado se desenvolveu com o importante trabalho de Manoel Salustino Gomes de Macedo, João Soares de Maria, João Pinto, Tomaz de Araújo e Manoel Osório de Barros.

 ENFIM CERRO CORÁ:

Em homenagem ao último momento histórico da Guerra do Paraguai, o Presidente da Intendência de Currais Novos, João Alfredo Galvão, o Joca Pires, no ano de 1922, mudou o nome do povoado para Cerro Corá, passando a distrito do município de Currais Novos em 1938, pelo Decreto número 603.

No dia 11 de dezembro de 1953, através da Lei número 1.031, desmembrado de Currais Novos, o distrito de Cerro Corá passou à categoria de município do Rio Grande do Norte.

6 comentários:

  1. Uma Pequena abreviação da História de Cerro Corá...
    Esperem q gostem :D

    ResponderExcluir
  2. Adooooooooooooooooooorei, mas a letra azul atrapalha um pouco para a leitura... Abraços...

    ResponderExcluir
  3. adorei, tudo q esta relacionado a minha cidade querida e valido.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito, conhecei um pouco da historia de minha terra e isso fez mata um pouco a saudade desta terra q amo muito.

    ResponderExcluir
  5. Galeraaaaaaaaaa o blog tá de parabéns, e como sugestão eu diria para colocar mais fotos do nossos atrativos turíticos e culturais, falar sobre o calendário de eventos e da cultura do municipio.

    Beijos e sucessos*

    ResponderExcluir
  6. CERRO CORA É UMA CRIANÇA..........AADAORO.

    ResponderExcluir